Responsabilidade Social

 

Responsabilidade Social

Política de Responsabilidade Social

O dstgroup aposta claramente no crescimento e diversificação como pilares fundamentais da criação de valor duradouro, através do aproveitamento de sinergias e de um conjunto alargado de negócios centrados na cadeia de valor da construção.

O programa alargado de responsabilidade social do dstgroup abrange áreas como a cultura, a educação, a saúde, a segurança, o ambiente e o conhecimento. Este programa é transversal ao grupo e é desenvolvido em contexto externo e interno, envolvendo todos os trabalhadores, em linha com os valores do grupo: Ambição, Paixão, Lealdade, Solidariedade, Bom Gosto, Coragem, Respeito e Rigor.

Esta preocupação pelas temáticas da responsabilidade social não só incrementa a riqueza pessoal de cada trabalhador como contribui para o meio em que se integra e transmite ao mercado o posicionamento distintivo de um grupo “culto, cosmopolita e cool”, projetado numa imagem de modernidade e de dinamismo social, cultural e económico.

Face às tendências e desafios com que o mundo atual se confronta, o papel das empresas em prol da sustentabilidade reveste-se da maior importância na sua tripla dimensão económica, social e ambiental. O progresso das empresas rumo à sustentabilidade constitui uma tarefa inesgotável e um desafio permanente, assumindo-se como uma referência nacional, quer ao nível da responsabilidade social, cultural e ambiental, bem como no combate ao desemprego.

 

 1

Trabalhadores

No que concerne a benefícios a trabalhadores, o grupo assegura a todos um seguro de vida e um seguro de saúde totalmente gratuitos. Nas instalações, está ainda disponível um gabinete médico, que oferece atendimento permanente em medicina geral, para além de uma clínica de medicina dentária.

Tendo em conta as áreas de atividade em que atua, a higiene e segurança no trabalho são preocupações constantes do grupo. Para além de um técnico de segurança, que periodicamente realiza ações de sensibilização, cada obra conta com um animador de segurança que garante o cumprimento dos requisitos de segurança por parte das pessoas e dos equipamentos utilizados.

No que respeita a atividades desportivas, desde 2012 o grupo disponibiliza aos seus trabalhadores um complexo desportivo, composto por dois campos de futebol e um campo de ténis, em relva sintética, bem como um espaço de máquinas de manutenção física aeróbica. Este espaço possibilita o desenvolvimento de atividades físicas ao ar livre, proporcionando igualmente um grande espaço de convívio. Próximo a este complexo, os trabalhadores podem ainda usufruir de uma horta social, a qual visa não só a produção de géneros alimentares para o seu próprio consumo, como aliviar o orçamento familiar e melhorar a qualidade de vida. A prática desportiva também é incentivada através de protocolos com ginásios, que permitem obter preços mais vantajosos ou até mesmo a frequência gratuita pelos trabalhadores.

A retórica e a oratória, bem como a estética, o pensamento contemporâneo e a lógica são disciplinas fundamentais no dstgroup, com o objetivo de aumentar o poder de negociação dos trabalhadores, que no final se traduz no aumento do negócio. Neste sentido, e com o objetivo de alargar os horizontes culturais de quem dá vida ao grupo, mensalmente são disponibilizados bilhetes para todos os espetáculos no Theatro Circo de Braga, que esgotam consecutivamente.

À semelhança do que tem vindo a ocorrer nos anos transatos, o grupo continuou a reforçar o estabelecimento de protocolos com entidades variadas, proporcionando condições especiais aos seus colaboradores. Existe um protocolo com o conceituado Cabeleireiro / Consultor de Imagem Pedro Remy em que, por ocasião do aniversário de cada trabalhadora, é oferecida uma sessão de consultadoria de imagem completamente gratuita. É ainda de referir que os colaboradores foram agraciados com a possibilidade de usufruir, todas as quintas-feiras, dos serviços de uma manicura, instalada num espaço dentro dos escritórios criado especialmente para o efeito. No dia de aniversário, é também oferecido a cada trabalhador um livro, uma iniciativa que já foi estendida aos alunos de três agrupamentos de escolas do distrito de Braga.

 

2

Cultura e Mecenato

Ao longo dos anos, o alargado programa de responsabilidade social do dstgroup tem mantido a tónica no mecenato, com enfoque na promoção e divulgação da Cultura e Educação. O grupo prioriza as atividades culturais desde a sua fundação, elevando o seu posicionamento e diferenciando-se na forma de fazer negócios.

Todos os anos, o grupo realiza inúmeras iniciativas e apoios, entre os quais se salientam:

  • É o principal mecenas da Companhia de Teatro de Braga.
  • É o principal mecenas da Feira do Livro de Braga.
  • Atribui anualmente o Grande Prémio da Literatura dst.
  • Organiza anualmente o Prémio Internacional de Fotografia “Emergentes dst”, que visa premiar a melhor obra fotográfica contemporânea a nível internacional.
  • Desenvolve continuadamente a sua política de apoio aos livros e à leitura, através da oferta de livros e da edição da newsletter do grupo. Esta é preparada contando com o contributo ativo dos colaboradores, que participam através do envio de artigos, sem restrição de temas ou géneros literários. Adicionalmente, o grupo promove ainda a leitura através da oferta de livros para bibliotecas escolares, para além de disponibilizar internamente, na sua biblioteca, todo o tipo de obras literárias para usufruto dos colaboradores.
  • Estimula fortemente a participação dos seus colaboradores em ações de voluntariado, continuando a colaborar ativamente com a Habitat e com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, sendo que é em parceria com este último que se tem organizado as campanhas de recolha de sangue nas instalações do grupo.

Além de todas estas preocupações, e porque a empresa leva a sua assinatura de marca “building culture” muito a sério, o dstgroup tem trabalhado num projeto que pretende ajudar os artistas emergentes a obter o apropriado reconhecimento e pagamento pelo seu esforço e trabalho, permitindo-lhes a exposição das suas obras de arte a um nível global, através de uma plataforma online com galerias reais associadas: o projeto zet gallery. Para saber mais sobre este conceito inovador, visite o website: zet.gallery

 

Responsabilidade Ambiental

Ambiente Sobre Nos

Política Ambiental

As questões ambientais encontram-se na primeira linha das preocupações do grupo, nomeadamente nas atividades associadas à construção com elevados impactos no consumo de materiais e recursos energéticos e na produção de resíduos. O crescimento e desenvolvimento dos vários departamentos e empresas do grupo tornaram evidente a necessidade de proceder a uma integração das questões ambientais no sistema de gestão, de modo a satisfazer as necessidades socioeconómicas e protegendo o ambiente.

Assim, o grupo adotou uma política de gestão que inclui critérios ambientais como o desenvolvimento de processos e procedimentos que causem um menor impacto ambiental, praticar um consumo responsável dos recursos naturais e prevenir a poluição, nomeadamente reduzindo a utilização de produtos perigosos e a produção de resíduos.

 

Controlo Operacional

Desde que iniciou o processo de implementação de um sistema de gestão ambiental em 2006, o dstgroup tem vindo paulatinamente a adotar medidas de melhoria do seu desempenho ambiental.

Em termos de instalações, foram efetuadas alterações a todos os níveis, desde coisas simples como a verificação de manómetros, substituição de lâmpadas e arrancadores, instalação de bacias de retenção e contentores de separação de resíduos, passando pela substituição de chaminés, monitorização das emissões, isolamento de condutas, instalação de caudalímetros, passadores de regulação de caudal e separadores de hidrocarbonetos, até obras maiores como instalações de bombagem de águas residuais, substituição de fuel por gás natural, instalação de sistemas de extração e filtração de ar, equipamentos para reciclagem de resíduos betuminosos, criação de uma unidade de receção e reciclagem de resíduos inertes e betuminosos e instalação de 297 painéis fotovoltaicos.

 

Sensibilização Ambiental

Ao nível da mudança de comportamentos, a aposta incide desde o início na formação e sensibilização dos trabalhadores para as questões do ambiente, tentando que a integração e a colaboração de todos neste projeto sejam tão amplas quanto possível.

A sensibilização ambiental tem também incidido em várias campanhas, de que é exemplo a campanha “GreenCork” da Quercus, à qual o grupo aderiu há alguns anos, e na qual distribui lâmpadas de baixo consumo aos colaboradores que entregam rolhas de cortiça, tendo sido entregues para reciclagem 187 000 rolhas de cortiça (correspondentes a mais de 1000 árvores autóctones plantadas) em 2014. A campanha “Eu Reduzo 20%”, que visa a redução em 20% do consumo de combustível, promovendo a diminuição das emissões poluentes lançadas para a atmosfera foi em 2014 objeto de uma candidatura aos prémios Green Project Awards Portugal na categoria de consumo sustentável.

Nos últimos anos, o dstgroup tem participado na “Semana Europeia de Prevenção de Resíduos”, promovendo várias ações de sensibilização para a prevenção da produção de resíduos. Também participa no Conselho Eco-Escola da Escola Secundária/3 de Vila Verde, acolhendo estagiários na área do ambiente, para além de outras atividades relacionadas com a defesa do ambiente.

 

Certificações Ambientais

O dstgroup tem o seu sistema de gestão ambiental certificado pela Norma NP EN ISO 14001:2012 nos âmbitos da “construção civil e obras públicas e manutenção de equipamentos e viaturas”, “fabrico de produtos de madeira e mobiliário”, “conceção, desenvolvimento, produção e montagem de estruturas metálicas – bysteel”, “produção de painéis fotovoltaicos - globalsun”, “fornecimento, corte e dobragem de varão nervurado para a construção – steelgreen” e “restauro e remodelação do património, construção de edifícios e obras públicas – cari”.

Tem também o registo no EMAS nos âmbitos da “manutenção de viaturas e equipamentos”, “fabrico de produtos de madeira e mobiliário” e “conceção, desenvolvimento, produção e montagem de estruturas metálicas – bysteel”.

As certificações e o registo no EMAS são mantidos e melhorados através de auditorias sistemáticas da APCER (Associação Portuguesa de Certificação).

As Declarações Ambientais relativas aos registos no EMAS estão disponíveis no website da empresa: www.dstsgps.com.

 

Formação

 3

O dstgroup veicula a sua estratégia de Gestão de Pessoas no pressuposto de que as novas realidades e exigências conduzem a uma permanente aposta na aquisição e consolidação de conhecimentos técnicos mas sobretudo na inovação tecnológica, sendo possível a concretização desta aposta por um forte investimento na formação profissional dos trabalhadores. O grupo defende que o desenvolvimento do capital humano é a sua principal vantagem competitiva, via renovação dos quadros e pelo fomento da formação (interna e externa).

Desde cedo, o grupo assumiu a Investigação & Desenvolvimento como uma atividade fundamental para a sua estratégia de diversificação, a qual passa também por uma clara aposta nas novas tecnologias. Neste sentido, o grupo tem evidenciado desde sempre uma constante preocupação com a formação profissional dos seus trabalhadores como forma de enriquecimento do capital humano, através da realização de programas de formação para todos os perfis, desde formação contínua para a gestão de operacionais e quadros intermédios até formação especializada e de cariz tecnológico.

O grupo dispõe de um Plano de Formação assente na evolução das qualificações e na melhoria das competências dos trabalhadores, via desenvolvimento ou aquisição das mesmas, bem como pelo ajustamento a uma política de integração e mobilidade interna. Em termos de perfil de formação, além da formação executiva, é de salientar o investimento em áreas que visam ajudar os trabalhadores a colmatar lacunas nos seus conhecimentos e a adquirir as competências necessárias para poderem progredir na carreira.

No âmbito da parceria constituída entre o dstgroup e a Porto Business School, e no que respeita à contínua aposta na formação executiva dos seus quadros, realizaram-se: o Programa de Gestão Avançada, num total de 335 horas, proporcionado a 26 quadros da empresa; o Curso Geral de Gestão; a Pós-Graduação em Marketing Intelligence e o MBA Executivo.

Para o Plano anual de Formação, que contempla sempre mais de 2.000 horas de formação/ano, abrangendo mais de 670 colaboradores (>65,5% da população), as ações abrangem áreas diversas, desde as competências mais técnicas de manuseamento de equipamentos, passando por atualizações variadas, a saber: legislação diversa, Qualidade, Ambiente e Segurança, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão, Administração e Finanças, Lean Construction, Gestão da Manutenção, Investigação Laboratorial, Gestão de Operações, Topografia, Línguas, Informática, Gestão Avançada, Tecnologias de Informação, Gestão de Projetos, áreas de eletrónica e eletricidade, BIM, Comunicação e 5S.

A par destas formações, importa destacar algumas pós-graduações em Marketing Digital (Universidade do Minho) e Gestão de Projeto (PBS), bem como doutoramentos na área de Engenharia Civil e Building Information Modeling, a decorrer na Universidade do Minho.

 

Mais informações

Para saber mais sobre as nossas atividades e iniciativas de responsabilidade social, cultural e ambiental, visite o nosso website:

http://www.dstsgps.com/art-and-society-pt-pt/culture-pt-pt-2/#/#text

http://www.dstsgps.com/art-and-society-pt-pt/education-and-training-pt-pt-2/#/#text

http://www.dstsgps.com/art-and-society-pt-pt/environment-pt-pt-2/#/#text

http://www.dstsgps.com/art-and-society-pt-pt/solidariedade-pt-pt/#/#text